segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dos Pifes em Pareia às Canções do Vento


Ton Almeida e Bel Isoldi, se conheceram em 2008 em Barão Geraldo, Campinas-SP. Ele chegando de Curitiba-PR com um trabalho de reggae raiz, juntamente com o grupo GAIAPIÁ e ela integrante do GRUPO DE PÍFANOS FLAUTINS MATUÁ.
Após idas e vindas, em outubro do mesmo ano os dois de afinam e se casam na proposta de viver junto e tocar os pifes em parêia (dueto).
Desenvolvendo composições instrumentais junto com interpretações, os dois foram firmando a nova sonoridade. Nascia assim o BAMBUZERO.
As músicas trazem a diversidade rítmica brasileira, com as manifestações do baião, samba, xote, boi, maracatu, capoeira, reggae. No diálogo com o contemporâneo, os arranjos contam com a harmonia do violão e sanfona junto com a percussão e as vozes.

Algumas canções nasceram instrumentais e mais tarde ganharam letra , finalizando a composição. São melodias que vem de fragmentos de cantos de pássaros e memórias de outros tempos mescladas com a pura inspiração que produz o som do bambu.

Nas mensagens poetisadas, passam percebidas a integração com a natureza sobre sol maior, a pureza da criança, a fertilidade e intuição feminina, os ciclos terrestres naturais, o resgate com a ancestralidade, a chegança na originalidade brasileira, e também a reflexão sobre condutas e valores modernos que ameaçam o equilibrio da humanidade.

O grupo veio se moldando até chegar a sua forma atual. O som se completa com: Bia Porto, percussão e voz; Ju Vergueiro bumbo e voz; Flávio Machado, violão e voz; e Rafael Vanazzi, sanfona.

Bia é artista plástica e designer de arte em capas de cd. Já fez parte dos grupos Flautins Matuá e Orquestra de Violas de Campinas; 



Ju é antropóloga e também participa com sua voz em outros trabalhos musicais; 

Flávio é educador musical, com terapias de som; 




 

Rafael é músico com formação pela Unicamp, regente de coral e professor de piano.







Este encontro é guiado pela força musical das raízes da nossa cultura brasileira num olhar atento da nova geração. 

Bambuzero se apresenta!














Nenhum comentário:

Postar um comentário